9 de junho de 2015

MEIO AMBIENTE

CTGás promove minicursos e expõe equipamentos de medições no Parque da Cidade

Como a tecnologia está ajudando o meio ambiente tornar-se sustentável? Esse é um dos temas de minicursos que o CTGás, parceiro do Parque da Cidade está promovendo durante a Semana do Meio Ambiente. Nesta terça-feira, o minicurso, oferecido a qualquer pessoa interessada, vai abordar as tecnologias sustentáveis utilizadas em favor do homem e do meio ambiente. O curso acontecerá das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h, no auditório do Parque.

Na quarta-feira, o CTGás-ER estará ministrando minicurso sobre Meio Ambiente: Conceito, ações e a importância das Energias Renováveis na Preservação Ambiental. O curso será das 9h ao meio-dia.

Para apresentar à população como esse trabalho é feito, o CTGás-ER está expondo no hall do Parque, uma torre anemométrica didática, que mede o potencial de vento para instalar o aerogerador eólico. “Ele indica onde é o melhor local para a instalação das torres de eólicas”, explica o assessor da diretoria de tecnologia do CTGás-ER, Paulo Henrique Macêdo. Também estão sendo apresentadas a quem visitar o Parque da Cidade, as placas fotovoltaicas, que são instaladas nos telhados dos imóveis e convertem a energia solar em energia elétrica.

O aerogerador eólico, a placa fotovoltaica e a placa solarimétrica são fontes de energias limpas e renováveis que não agridem o meio ambiente.

Outro equipamento que ajuda o meio ambiente e foi instalado pelo CTGás-ER, é o DOAS- Dedicated Outdoor Air System. São quatro “canhões” que estão instalados na laje do Parque da Cidade e faz medição instantânea da qualidade do ar e tem a resposta no computador. Um canhão envia dados para o outro que está em frente e já recebe os dados de volta. “Ele vai mostrar como se comporta o ar do Parque da Cidade em determinado período”, explica Paulo Henrique. O equipamento vai ficar instalado por tempo indeterminado no Parque da Cidade e o resultado será apresentado durante seminário promovido pela empresa CTGás-ER.

Durante a Semana do Meio Ambiente, o CTGás também está promovendo cursos à distância, os EAD´s Senai. São oferecidos 13 cursos para pessoas interessadas acima de 14 anos. O Parque da Cidade instalou um terminal na biblioteca, onde é possivel fazer o cadastramento. Em seguida, o candidato recebe login e senha e tem até 25 dias para concluir a partir do recebimento da senha. “Tudo é gratuito e online, basta ter um computador e participar”, simplifica Janaina Wanderley, monitora de EAD do CTGás.

Cursos como empreendedorismo, consumo consciente de energia, educação ambiental, legislação trabalhista podem ser feito em apenas 14 horas (que não precisam ser initerruptas) e ainda recebe o certificado.

Os interessados podem enviar email para transversais@ctgas.com.br e solicitar o cadastramento. Outras informações podem ser obtidas pelo site a href=”http://ead.rn.senai.br/ava.”http://ead.rn.senai.br/ava./a

Dia 09/06 – Introdução as Tecnologias das Energias Renováveis

Energia Solar: serão apresentados conceitos básicos da radiação solar, como o recurso solar é medido, as diversas formas de aproveitamento do recurso solar e as principais tecnologias para geração de energia elétrica.

Instrutora: Samira de Azevedo Santos

Energia Eólica: serão apresentados conceitos básicos sobre formatos de aerogeradores, como o recurso eólico é medido, as diversas formas de aproveitamento do recurso e as principais tecnologias para geração de energia elétrica.

Instrutor: Darlan Emanoel Silva dos Santos

Dia 10/06 – Meio Ambiente: conceitos, ações e a importância das energias renováveis na preservação ambiental: serão apresentados conceitos básicos sobre meio ambiente, as ações sustentáveis e como as energias renováveis podem contribuir para a preservação do meio ambiente.

Instrutora: Mariana Torres C. de Mello

A Semana do Meio Ambiente acontece até o dia 14 de junho no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, sob o tema Vida Saudável. Cidade Sustentável e tem ações, palestras e exposições voltadas para a educação e preservação do meio ambiente.

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *