14 de janeiro de 2016

Prefeitura do Natal confirma primeiras atrações para o Carnaval Multicultural 2016

IMG_1025A Prefeitura do Natal está entrando na fase final dos preparativos para a realização do Carnaval Multicultural 2016, em seis polos da cidade. Dentro dessa agenda de organização, o prefeito Carlos Eduardo se reuniu nesta quarta-feira (13), no Rio de Janeiro, com duas das atrações que estão confirmadas para o evento: o grupo Monobloco e a dupla formada pelo cantor Moraes Moreira e pelo filho, o instrumentista Davi Moraes.

Carlos Eduardo cumpre agenda administrativa no Rio acompanhado dos secretários municipais de Cultura, Dácio Galvão, e de Turismo, Fred Queiroz, que participam da organização do evento pela Prefeitura. Para o prefeito, o investimento no Carnaval se justifica não apenas para atender a um apelo da população, que reivindica a realização do evento, mas também pelo retorno econômico.

“O Carnaval é a maior festa popular do Brasil, e o natalense gosta dela e merece ter boas opções para brincar seu Carnaval na sua própria cidade. Além disso, o Carnaval promove um movimento extra na nossa economia, beneficiando uma cadeia que vai da rede hoteleira, que tem sua ocupação esgotada, passa pelo comércio em geral e se estende aos vendedores ambulantes”, aponta Carlos Eduardo.

Os artistas externam sua ansiedade por se apresentarem em Natal e ressaltam o crescimento do Carnaval da cidade. “Fiquei muito feliz em ver o Carnaval de Natal revitalizado. Uma cidade como Natal merece ter um Carnaval maravilhoso. Por isso, convido todos os foliões do Brasil para brincar o Carnaval em Natal, uma Carnaval diferente e que valoriza as raízes carnavalescas do Brasil”, destaca Moraes Moreira, que estará em seu terceiro Carnaval na capital potiguar. E já faz planos para outras participações. “Tenho certeza de que Deus vai me dar saúde para fazer ainda muitos carnavais em Natal”.

Líder do Monobloco, o cantor Pedro Luís também comemora a participação no evento natalense. “Estamos retomando a parceria com a Prefeitura para tocar no Carnaval de Natal, que, embora revitalizado recentemente, já está bombando. Para nós, do Monobloco, é muito bacana fazer parte desse momento”, afirma o artista carioca, que fará sua segunda apresentação consecutiva no Carnaval de Natal.

Em Natal, há dados concretos que demonstram o retorno econômico a que se refere o prefeito. A Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) realizou uma pesquisa durante o Carnaval do ano passado e constatou que o evento movimentou na cidade mais de 54 milhões de reais nos quatro dias de folia. Um volume mais de dez vezes superior ao que a Prefeitura investiu.

A crise econômica atrapalha a organização, pois obriga a Prefeitura a reduzir o tamanho da festa. Porém, não pode ser um impeditivo para a realização do evento, defende o prefeito. A saída encontrada pelo Município para evitar que a crise impedisse a realização do Carnaval foi buscar patrocínios para o evento. “Não está sendo fácil promover o Carnaval neste ano, em razão das dificuldades econômicas que atingem todo o Brasil e também a Natal. Mas, com o esforço da nossa equipe e o apoio de patrocinadores, estamos trabalhando para realizar um evento no nível que a nossa cidade merece, a exemplo do que fizemos no ano passado”, afirma o prefeito.

O Carnaval de Natal em 2016 terá seis polos multiculturais, um a mais que no ano passado. Além de Ponta Negra, Redinha, Centro Histórico, Ribeira e Rocas, este ano haverá também o polo de Petrópolis, no Largo do Atheneu. O local vai sediar a abertura oficial com o Baile de Máscara e terá um evento também na sexta-feira, dia 5 de fevereiro.

A lista das atrações está sendo fechada pela Prefeitura e será confirmada na próxima semana. Além de Monobloco e Moraes Moreira e do filho Davi Moraes, vários outros artistas se apresentarão para o público nos dias de folia em Natal, incluindo cantores e grupos locais. Mais de 20 artistas potiguares ajudarão a animar os foliões natalenses e os turistas que brincarem o Carnaval nos polos da capital do RN. “Não temos dúvidas de que tomamos a decisão certa de promover um grande Carnaval. Natal merece, a população nos pede e assim vamos fazer”.

Leia mais

Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *